Estava passado pelo wikipédia (na vdd tava pesquisando uns treco do HP) quando me deparei com essa discussão, achei muito interessante, bem que a Wiki não é nenhuma fonte altamente segura, mas vale dar os créditos, pois então: parei e dei uma analisada nesse texto e fiquei impressionado com tanto relacionamento da obra de JKRowling com trechos bíblicos. Vejam:
Um número de comentadores têm atraído a atenção para os temas bíblicos e referências no último livro da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte. Na edição de Agosto de 2007 da Newsweek, Lisa Miller comentou que Harry morre e depois volta à vida para salvar a humanidade, como Cristo. Ela aponta o título do capítulo em que isso ocorre - "King's Cross" - uma possível alusão à cruz de Cristo. Além disso, ela descreve a cena em que Harry está temporariamente morto, salientando que Harry vai para um cenário como um céu, com uma figura paterna "cujos poderes sobrenaturais são acompanhados de uma profunda mensagem de amor". Miller argumenta que estes paralelos tornam difícil acreditar que a base das histórias é satânica. Existe também uma especulação feita pelo podcast do site The Leaky Cauldron, PotterCast, no episódio 115, intitulado "Those Deathly Hallows", de que as Relíquias são como paralelos da Santíssima Trindade; Harry aceita a morte como Jesus, os dois voltam da morte e derrotam o Diabo/mal.
Jeffrey Weiss adicionou, no Dallas Morning News, que a citação bíblica "E o último inimigo que deve ser derrotado é a morte", mostrada nas lápides dos pais de Harry, refere-se a vitória de Cristo sobre a morte. A citação no túmulo da família Dumbledore, "Onde estiver seu tesouro, aí estará também o seu coração", é de Mateus 6:21, e refere-se a saber que as coisas na vida são de valor real. "Eles são livros muito britânicos" Rowling revelou em uma conferência em Outubro de 2007, "Então é um registro muito prático que Harry tenha encontrado citações bíblicas em lápides, [mas] eu acho que essas duas citações que ele encontra nas lápides de Godric's Hollow em particular, ... quase resumem toda a série".
Relíquias da Morte começa com duas epígrafes, uma de William Penn, líder do Quaker, e outra de Ésquilo, de Coéforas. "Eu realmente gostei de escolher essas duas citações", ela disse. "Eu soube que seriam essas duas citações desde que 'Câmara' foi lançado. Eu sempre soube [que] se eu pudesse usá-las no início do livro sete eu teria dado a dica do final perfeitamente. Se elas eram relevantes, então eu fui para onde precisava ir. Elas apenas dizem tudo para mim, realmente dizem".
Raymond Keating também destaca vários temas cristãos em um artigo do Newsday, concluindo que "é possível ler O Senhor dos Anéis e Nárnia sem reconhecer os aspectos religiosos. Este é ainda mais o caso de Harry Potter. Mas os temas cristãos estão lá apesar de tudo".
O comentador cristão Jerry Bowyer disse que "Muitos dos religiosos de direita não conseguem encontrar cristianismo nos livros de Potter por que sabem tão pouco sobre o cristianismo em si [...] Os próprios evangelhos, metáforas e os números da Lei e profetas, através dos últimos dois milênios de literatura cristã e arte são em grande parte desconhecidos dos grandes gavelas da cristandade americana".
Em sua avaliação da série, The Mystery of Harry Potter: A Catholic Family Guide, a autora Nancy Carpentier Brown escreveu:
Depois de enterrar os restos de Olho-Tonto Moody, Harry "marcou o local com uma pequena cruz, usando sua varinha". Agora, se fosse verdadeiramente Wicca, não teria colocado um pentagrama? Quando Harry finalmente tem a oportunidade de enfrentar Voldemort (Tom Riddle), e eventualmente matá-lo, Harry interrompe e oferece uma chance a Voldemort, dizendo: "Mostre algum remorso". [...] Dar a uma pessoa a oportunidade de se redimir, para perceber seus próprios pecados, demonstrando remoso, mostra um tema obviamente cristão da história.
Muito bom não é? Também Gostei! Sem contar que sou fã da série, e indico! é um ótimo passatempo, ler e assistir os filmes! que tal Assistir hoje?
Fonte: Wikipedia
0 comentários:
Postar um comentário